sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Convergência das mídias digitais na EaD

Existe nas prateleiras das instituições de ensino no Brasil uma quantidade bastante grande de inúmeros aparatos tecnológicos com suas diversas funções e operacionalidades formando assim um conjunto de teclas, botões, cabos, conectores e muito mais. Todos estes dispositivos são adquiridos pelo sistema educacional com um só propósito que é o de oferecer melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Contudo todos estes aparatos e dispositivos requerem dos seus usuários, atores do sistema de educação, uma capacidade operacional e conhecimento de seus recursos que fazem destes atores que não têm o devido conhecimento, e na maioria das vezes não são capacitados por suas instituições, indivíduos naturalmente resistentes às novas tecnologias digitais. Portanto existe a necessidade de identificar: As reais necessidades do processo ensino-aprendizagem, principalmente na EaD; Convergir estas necessidades aos recursos tecnológicos oferecidos pelos aparatos midiáticos disponíveis no mercado; Utilizar todos os recursos que são hoje sub-utilizados pelo sistema educacional; e Apresentar sugestões de como convergir este aparatos de forma a simplificar e diminuir o números destes em uma aula de EaD.
Quando sugiram a primeiras idéias de EaD, as tecnologias de informação e comunicação já ofereciam ao mercado muitas mídias em diversos formatos e complexidades de operação e manuseio. Com isto a EaD começou a buscar constantes adaptações com o objetivo de moldar-se às mídias apresentadas pelas TIC’s afim de cumprir seus propósitos educacionais. Desta forma a EaD depara-se hoje com uma verdadeira miscelânea de aparatos tecnológicos envolvendo técnicos, professores e alunos do processo ensino-aprendizagem impondo a estes a necessidade de serem malabaristas HighTec. Portanto já é momento de pensar em fornecer à indústria de equipamentos para TIC’s sugestões de como, na medida do possível, convergir os tais equipamentos e suas operacionalizações.
Numa aula em EaD, existe uma diversidade de equipamentos tecnológicos digitais que são necessários à uma boa qualidade de transmissão e recepção de áudio,vídeo e texto. Neste cenário é exigida, dos atores deste processo de ensino-aprendizagem, uma capacidade de conhecimento técnico operacional na qual pouco ou quase nenhum destes indivíduos é preparado. Cria-se, portanto, uma série problemas relacionados a quantidade de equipamentos e a quantidade teclas botões e conexões que são: I. Muitos equipamentos com diferentes funções para uma simples apresentação de uma imagem ou som. II. Sub-utilização dos recursos oferecidos pelo conjunto de equipamentos midiáticos que envolvem a EaD. III. Exclusão profissional e sócio-educativa por falta do conhecimento operacional. IV. Inadequação dos métodos de ensino-aprendizagem com os recursos tecnológicos oferecidos pelas TIC’s(celular).