terça-feira, 3 de abril de 2007

As Novas Tecnologias e a Exclusão Sócio Digital.


Na realidade temos que discerni bem quais são as tecnologias que as sociedades terão acesso e quais sociedades poderão ter acesso à determinada tecnologia. Pois é fato real em nossa sociedade que o acesso às tecnologias e às informações está diretamente relacionado ao poder de consumo destas.
Assim como o acesso às primeiras academias, aos primeiros impressos, às primeiras máquinas, aos primeiros automóveis e ainda hoje o acesso aos computadores, o acesso às novas tecnologias privilegia a nata socioeconômica no momento em que estas se fazem conhecidas. No entanto é sabido e mostrado pela história que em determinado instante de interesse da massa esta mesma história pode ser redirecionada.E se há esperança de reescrever este conto, a solução se encontra nas mãos dos poucos que possuem o poder e, por conseguinte o dever de disseminar a informação e o conhecimento, superando os obstáculos anti-sociais que nos cercam.
Portanto, mesmo que as novas tecnologias venham gerar uma “Brecha digital” na sociedade é bom lembrar aos “Inforricos” que eles não ficarão mais ricos se não estenderem acessos às novas tecnologias aos “Infopobres”.E vale lembrar aos “Infopobres” que estas tecnologias permitem que mesmo com pouco acesso é possível romper barreiras intransponíveis pelos mais privilegiados.

Altair Carneiro da Cunha

Nenhum comentário: